Sala dos Ilustres no Capitólio de Toulouse. Belíssima!

Visita de graça ao Capitólio de Toulouse, a sede da administração do município de Toulouse, no sul da França. Um espetáculo de lugar!

Numa cidade rosa…

Toulouse, no sul da França, foi uma cidade que nos deslumbrou, muito embora tenhamos visto tão pouco dela. Sabe aquela vontade de voltar num lugar que você menosprezou antes de ir? Pois é, essa é a sensação. Conhecida pelos franceses como “La Ville Rose” (“A Vila Rosa”) por conta de seus prédios rosados de terracota, que lhe dão um charme mais do que único, ela merece sua atenção. Não é turística, então visitá-la significa entrar em contato com a Europa em sua essência da tranquilidade! Estivemos no mesmo dia em Toulouse e em Paris, e foi notável a diferença entre as duas cidades em termos de pessoas nas ruas: enquanto Paris estava lotadérrima em um nível até claustrofóbico, os habitantes da cidade rosada estavam praticando o deboísmo.

A fachada do Capitólio de Toulouse, vista da Praça do Capitólio.
A fachada do Capitólio de Toulouse, vista da Praça do Capitólio.

Uma ótima visita é ao Capitólio, que fica no centro da cidade. Por fora, um lindo prédio rosa. Por dentro, surpreendentemente lembra uma pequena Versalhes, com seus cômodos pomposos e tetos impressionantes. Alguém tinha de filmar a nossa cara de espanto ao entrar dentro do prédio, ficamos embasbacados! E o melhor, sobretudo para os mãos de vaca igual a gente — É DI GRÁTIS!! Então não há motivos para não visitar, certo?

Fiz questão de fazer um post só sobre esse lugar tamanha foi a nossa surpresa ao visitá-lo! É pequeno, sem dúvidas, mas não esperávamos que fosse tão bonito e conservado! Além disso, achamos difícil achar informações na internet, então estamos tentando contribuir.

Sobre o Capitólio de Toulouse

O que é?

É a sede da administração do município de Toulouse — tipo a prefeitura. Sua fachada é composta por tijolos rosados em um estilo neoclássico. Possui, em sua frente, uma grande praça, onde é comum haver eventos diversos — como uma feira de Natal, tal como ela estava quando fomos. Na parte de trás, há uma praça com um jardim. Por estar no centro histórico, é rodeado de outras construções históricas e de restaurantes.

Uma das salas magníficas de pinturas do Capitólio de Toulouse.
Uma das salas de pinturas do Capitólio de Toulouse. Achamos maravilhoso!

O prédio conta com várias salas, dentre as quais a Sala dos Ilustres, onde se celebram casamentos, que é chique até dizer chega com suas pinturas no teto e nas paredes. Também possui um teatro, o Teatro do Capitólio de Toulouse, onde se pode assistir a espetáculos de ópera, balé ou orquestra sinfônica.

Pode-se visitar o Capitólio? Quanto custa?

Sim! E é de graça! Pois é. Compensa.

Quais são os horários de funcionamento?

Todos os dias, exceto sábados, das 08:30 às 19:00, e aos domingos das 10:00 às 19:00. Horários atualizados de funcionamento podem ser conferidos no site de turismo de Toulouse.

E o Teatro do Capitólio? Dá pra entrar?

Quando conhecemos o Capitólio, só se podia entrar se houvesse um evento, seja de balé, de ópera ou de orquestra sinfônica. Neste caso, acesse a agenda no site oficial, em francês, onde, inclusive, é possível fazer as reservas.

Nossa visita

Entrando

Chegamos pela praça do capitólio, em que estava ocorrendo uma Feira de Natal, e entramos na entrada principal. Já nos surpreendemos porque não havia bilheteria nenhuma. “Pode entrar”, disse o guarda. E essa foi a primeira surpresa, sobretudo em se tratanto da Europa, em que eles não perdem a oportunidade de te sugar euros para respirar!

Pátio Henri IV

Assim, entramos no pátio Henri IV. É um patio aberto com paredes ao estilo cor-sim-cor-não, num rosa lindinho mesmo. Dado que era de graça, achamos que era só aquilo que se poderia visitar, mas eu tinha certeza de que tinha visto na internet que havia mais lugares! Achamos uma portinha meio escondida próxima à entrada e seguimos pela visita. Acho que fazem de propósito para que você possa brincar de explorador.

Arcos do pátio Henri IV no Capitólio de Toulouse.
Arcos no Pátio Henri IV.

Salas com pinturas

A seguir, você passa por três salas: uma sala principal com uma escadaria e duas salas intermediárias, todas elas contendo pinturas, muito bem harmonizadas na sala, de dois artistas: Paul Gervais e Henri Martin.

Uma escada no Capitólio de Toulouse, bastante chique e com pinturas nas paredes e no teto.
Na escada para subir para o 2º andar, logo na entrada. Chique demais!

Sala dos Ilustres

Porém, quando se chega na Sala dos Ilustres.. aí sim, o negócio ficou sério! Uma sala belíssima que lembra muito a sala dos espelhos em Versalhes, só que em uma versão simplificada e sem um monte de turistas atrapalhando as fotos! É como se a sala dos espelhos fosse em 4K enquanto a dos Ilustres fosse em Full HD, apenas. Como se vê nas fotos, a sala tem aquele formato de arcos com o teto pintado. Nas paredes, também há pinturas e, também, estátuas.

E o mais legal: nela, são celebrados casamentos. Chique, não? 

Calvário: Agora, falar um pouco sobre um momento Igor. Eu esqueci, na sala do capitólio, a bolsa da minha máquina com todas as lentes dentro, e só notei quando voltamos para o nosso hotel. Liliam falou “cadê a bolsa da câmera?” e eu notei que não estava comigo. Entrei num desespero completo, até porque nós tínhamos um trem para Paris para pegar! De sorte, o hotel era já no centro histórico. Corri feito louco para o Capitólio, com medo de alguém achar que eu fosse um terrorista muito louco e, chegando lá, tinha já um cara segurando a minha bolsa, tentando achar o dono. Ufa!! É o tipo de coisa que só acontece comigo, que sou esquecido até não caber mais! 

Europa é outra coisa. Tivesse perdido no Brasil, já era!

Espaço de casamentos na Sala dos Ilustres, no Capitólio de Toulouse.
A sala dos ilustres é de encantar qualquer um.

Espero que tenham apreciado este post sobre o Capitólio e que tenham ficado com vontade de visitá-lo! Vale a pena guardar uma manhã para ele e para a região!

Vídeo Musical da viagem

Confira também o nosso vídeo da viagem a Toulouse, Carcassonne e Andorra! É um vídeo musical muito animado com muitas cenas divertidas e algumas românticas sobre essa viagem maravilhosa que a gente fez. Dá o play lá, vai!