Primeira piscina dos Termas de Puritama, no Deserto do Atacama.

Uma visita relaxante aos Termas de Puritama, no Deserto do Atacama, no Chile. Relaxando em 8 piscinas naturais aquecidas e transparentes. Fenomenal!

As tais Termas quentinhas…

Cansado? Vá para as termas!

Pense numa viagem cansativa. Pensou no Deserto do Atacama, lá no Chile, então acertou! Todo dia aquele batidão fazendo tour para ver um monte de lugares simplesmente maravilhosos, mas tão altos! De 2.400m até 4.200m de altitude, você sobe e desce como em uma montanha russa. O ar fica rarefeito e qualquer passo é como se fosse uma corrida de São Silvestre, sem nenhuma dignidade mesmo. Cansa demais! Ainda mais no nosso caso, em que ficamos fazendo gracinha e dançando loucamente para fazer os vídeos… É precisamente sabendo disso que fica interessante colocar lá no fim da tua viagem as Termas de Puritama. Vá por mim!

Mulher levando uma mão na primeira piscina dos Termas de Puritama.
Venha para os Termas! Você vai gostar, com certeza!

“O quê? Mas essa foto na capa do post não tem cara de ser num deserto”, você diz. Meus caros, para um ser humano, tais coisas podem até ser miragens, fruto da loucura que pode assolar a sua mente, mas, para uma câmera, o máximo que pode ser é uma montagem de Photoshop. Não é o caso. De fato, as Termas de Puritama são uma espécie de oasis no meio do deserto. Águas quentinhas, mais quentes que as de Caldas Novas, lá do meu Goiás.


O lugar é perfeito e eu queria ficar lá o dia inteiro!

Caso queira, pode assistir a este vídeo acima do nosso canal. Ele é bem curto – 2 minutos e meio – e tem basicamente as mesmas informações deste post, só que resumidas, além de contar com várias filmagens belíssimas de nossa visita às Termas. Assistam, vão gostar! Até porque tiramos poucas fotos e fizemos muitos vídeos!
Visitamos os Termas de Puritama no dia 04/04/2018, no período da Manhã.

Mulher observando para cima na última piscina dos Termas de Puritama.
É tudo lindo demais, indescritível.

Onde fica isso? Como é?

As Termas ficam em uma propriedade privada e estão dentro do Cânion de Puritama. É um buracão muito bonito e com muita vegetação por onde passa um rio. É interessante porque dá pra ver claramente como, num deserto tão seco e tão marrom, onde há água há, também, vida vegetal. Ocorre de essa água ser naturalmente aquecida.
O complexo é bem simples, mas com boa infraestrutura. Tem banheiros, armários e vestiários. 
São 8 piscinas naturais quentinhas, com temperaturas que variam entre 32ºC e 35ºC. A primeira é a mais quente e mais cheia de gente também. As últimas são menos quentes, mas, mesmo assim, um tanto agradáveis. Você pode visitar cada uma delas, e é o que recomendamos. Todas são bem transparentes, e essa transparência se intensifica ao sol do meio-dia, que incide diretamente na água. Elas também têm cachoeiras muito boas e tranquilas, chegam a fazer massagem nas costas. As piscinas não são fundas – na realidade algumas são até bem rasinhas, então não precisa saber nadar.

Homem nadando em águas transparentes dos Termas de Puritama.
Como disse, a água é transparente!

Como ir?

As Termas ficam a 32km de São Pedro de Atacama e a estrada é tranquila. Você tem as seguintes alternativas:
  • De carro, indo por conta mesmo.
  • De tour, de manhã ou de tarde. Várias agências em San Pedro de Atacama oferecem tours para os Termas. Algumas são mais caras e oferecem lanchinho e até roupão de banho, outras, mais em conta, apenas transporte, como foi o caso da que a gente contratou, que foi a Flamingo. Basta levar sua toalha. Também são dois tipos de tours: um deles vai diretamente para os Termas, e no outro você faz um trekking antes, o Trekking de Guatin, ou a Trilha dos Cactos, que tem 7km. Dizem que é linda, mas optamos por ir direto nos termas, pois queríamos mesmo é relaxar.
Nas Termas de Puritama.
É um sol dos bons!

Quando ir?

Pode ir em qualquer época do ano. Apenas recomendamos que vá de manhã e em um dia de semana, pois é menos cheio.

Quanto custa?

Entrada: 15.000 pesos chilenos de manhã, em feriados, ou nos finais de semana. 9.000 pesos chilenos de tarde.
Tour: 15.000 pesos chilenos com a agência Flamingo, que não inclui a entrada.
Os valores são de Abril de 2018. 

O que levar?

Bom levar os seguintes itens (a não ser que a agência que tiver contratado forneça):
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Chinelo, para andar entre as piscinas.
  • Chapéu, pois faz bastante sol.
  • Óculos de Sol
  • Óculos de Natação, que não são obrigatórios, mas é muito bom pra dar uma mergulhada e ver a beleza que há nas termas embaixo d’água! 
  • Snacks, para comer depois.
Ah, protetor solar seria uma boa para um lugar com tanto sol, mas é proibido nas piscinas! Vamos colaborar com a natureza e não usar!
Cachoeiras nos Termas de Puritama.
As cachoeiras são ótimas para relaxar!

Nossa visita

Escolhemos visitar no período da manhã e sem o trekking. Acordamos cedo e a van da Flamingo buscou-nos em nossa hospedagem. Chegaram rápido nos termas e, inclusive, antes de abrir, então tivemos que esperar um pouco na entrada.
Assim que chegamos, MINHA NOSSA QUE LUGAR LINDO! Mas não dava para ver a água. Onde estava? Entrando um pouco nos termas você nota que a água passa por meio de uma vegetação até bem fechadinha para os padrões desérticos, e que subia até fumaça da água. Haveria de ser quente! 
Trocamos de roupa nos vestiários e, informados de que a primeira piscina era a mais quente, fomos direto para a último, e começamos nela. Claro, no caminho, fazendo muita filmagem e tirando bastante foto.

Observando para cima fora da piscina natural das Termas de Puritama.
Contemple a natureza do lado de fora enquanto não entra… Porque, depois de entrar, sair vai ser uma fria!

A última piscina, ainda assim, era quente e gostosa, só não estava muito transparente porque não incidia muito sol. Mesmo assim, impressionante. Descobrimos, contudo, uma sensação de dor e sofrimento no momento em que saímos da piscina. Teu corpo congela de um jeito muito cabuloso por um vento gelado! E é aí que você se enrola na toalha e vai saltitando no caminho até a próxima piscina, tentando aquecer o seu corpo enquanto não se imerge novamente numa outra água quentinha. Isso é o mais complicado das Termas, haha!

E fomos seguindo assim de piscina a piscina. Na verdade, nem descansamos tanto assim, mas foi muito bom.
A última piscina é, realmente, a mais bela. Tinha uma cachoeira bem legal, mas com duas tias estacionadas lá por mais de meia-hora, tava pra pedir um gincho para tirá-las de lá. A gente só queria uma fotinha, haha! No fim, conseguimos.
No fim, faltando bem pouquinho para ir embora, saímos, com a maior tristeza do mundo, já que queria ficar ali um dia inteiro. Fomos para os vestiários e trocamos de roupa. A infraestrutura é muito boa, mas corre o risco de você ver nudes acidentalmente.
Voltamos para a van, e saímos do passeio muito satisfeito. Recomendamos MUITO! Não deixem de ir sob hipótese alguma!

Olhando para o horizonte nas Termas de Puritama.
Bom demais!

Links

A Anna do blog Mala de Viagem também visitou o Atacama e fez um post maravilhoso sobre esse deserto lindo. Dicas e Passeios: O que Fazer no Deserto do Atacama é o post dela. Confiram!

Outros posts no blog

Confira também posts de outros tours no Deserto do Atacama aqui no nosso blog, todos eles bem documentados e com um vídeo bacana dentro de cada um também! Veja abaixo!

Salar de Tara

Nosso passeio de um dia inteiro até o Salar de Tara e aos Monjes de la Pacana, duas paisagens fenomenais do Deserto do Atacama.
Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas

Passeio de meio dia por um vale bem coloridinho e por um sítio com petroglifos, ou seja, desenhos em pedras… milenares!
Gêiseres de Tatio

Água borbulhante vinda da terra e um frio de lascar. O quão massa isso pode ser? Confira o post!
Vinícola em Toconao

Por mais que esteja num deserto, há vinícolas em Atacama. Conheça um tour de Vinhos em Toconao!

Vídeos do Atacama no canal do YouTube

Não deixe de ver também os nossos vídeos no canal do YouTube sobre o
Deserto do Atacama! Logo acima vocês podem conferir uma playlist com
todos eles, tocando em sequência! São vídeos curtos, porém densos em
informações, e vê-los faz com que saiba todo o necessário sobre os
lugares. Confira!