Cidades na Espanha, na França e em Andorra para passar o Natal e conhecer feiras e mercados de Natal na Europa, em meio a um roteiro de fim de ano na Europa. Conhecemos Barcelona e Valência na Espanha, Andorra-la-Vella em Andorra, Toulouse, Carcassonne e Paris na França.

Então é Natal…

“Então é Natal!”. A voz grave da Simone começa a entrar na tua cabeça e pregar como chiclete tão logo o 25 de dezembro se aproxima. “E o que você fez?”. Simone chega a questionar o que raios você fez nessa mais recente volta do planeta em torno do Sol, se fez algo de prestável. Já que está chegando o fim do ano, que tal viajar? Ah, você, que veio aqui, deseja viajar para a Europa, em dezembro? Que ótimo!

Fique sabendo sobre duas coisas. Primeiro, vai ser frio. Dependendo de onde for, vai ser gelado. Talvez até neve. Então, como diria Eddard Stark, brace yourselves, winter is coming. Segundo, vai ter luz de Natal te esquentando! Lá o Natal é levado a sério! Ruas enfeitadas, papais noeis radicais andando de motoca, feirinhas de Natal cheias de delícias, pistas de patinação… Tudo de bom! Exceto a chance de sucumbir de hipotermia, é claro!

Nós estivemos na Espanha, em Andorra e na França em dezembro de 2017, e pudemos curtir o Natal no velho mundo. Amamos. Creio que não sejam os melhores lugares para curtir o Natal. A Alemanha, por exemplo,  assim como o resto do leste europeu, têm mais tradição. Porém aproveitamos bem e vamos mostrar o que vimos nos 3 países.

Dica: se quiser curtir o Natal, prefira as cidades do interior. Elas costumam ter feiras e enfeites mais fofos.

Conteúdo

Mercados de Natal na Espanha

Valência

Nível de Natal: ★★☆☆☆

Onde ver enfeites?

Na Cidade das Artes e das Ciências ou no centro.

Mercado na Cidade das Artes e das Ciências

Site oficial: https://www.cac.es/
Quando: 14 de dezembro a 06 de janeiro
Onde: Embaixo do L’Umbracle

Em Valência, visitamos a Ciudad de las Artes y las Ciências, que é incrível. Temos um post só sobre ela, recomendamos que vejam.

Se estiver passando por lá em Dezembro embaixo do L’Umbracle tem uma feirinha de Natal bem simples que você pode experimentar. Nada muito exuberante, apenas algumas casinhas com vendas de artesanato local e guloseimas pra encher o bucho e ficar com a barriga igual à do Papai Noel.

Barcelona

Nível de Natal: ★★☆☆☆

Onde ver os enfeites?

Achei Barcelona fraca com relação ao Natal. Poucos enfeites iluminam a cidade e estão concentrados em frente às catedrais da cidade. Recomendo passar pelas feiras de Natal, o que, se for em dezembro, vai acabar fazendo de qualquer jeito, se incluir os templos religiosos no seu roteiro.

Fira de Santa Llúcia

Site oficial: https://en.firadesantallucia.cat
Onde: Na frente da Catedral de Barcelona

Em Barcelona tem a tradicionalíssima Fira de Santa Llúcia. Fica na frente da Catedral de Barcelona há mais de 200 anos, desde 1786.

A feira em si não é tão enfeitada, porém é grande e com muitas barraquinhas. Um bônus é que fica na frente da belíssima Catedral de Barcelona.

Uma coisa muito louca foi que, enquanto andávamos pela feira, começaram barulhos muito altos. Já entrei em pânico e deduzi “MEU DEUS TÁ ROLANDO UM ATENTADO, AAAAARRGH CREUNDEUSPAI TODO PODEROSO”! Já me virei, claro, pra Catedral, pedi perdão pelos pecados rapidinho, e saímos correndo. Para a nossa surpresa, era uma moto-carreata de Papais Noeis.

Isso mesmo, um monte de gente, homens e mulheres, vestida de Santa Claus em suas motocas pra lá de invocadas, jogando balinhas para os transeuntes e desejando “¡Feliz Navidad!”. E a carreata não acabava nunca! Durava pra sempre! Com certeza, algo inesperado. Foi aí que entendemos que o Natal pelo velho mundo é serious business.

Feria de Navidad de la Sagrada Família

Site oficial: http://www.sagradafamilia.org/
Onde: Plaça de la Sagrada Família, atrás da Sagrada Família

Essa nós visitamos durante o dia. Uma coisa linda é que, como ainda estava na primeira metade de dezembro, o parque Plaça de la Sagrada Família estava ainda com belas cores outonais.

A feira é bem simples e gostosinha de andar. Como todas as outras, tem comida pra engordar, roupas e artesanato local.

Andorra

Andorra-la-Vella

Nível de Natal: ★★★☆☆

Onde ver enfeites?

Andorra é um país no meio dos pirineus, e não o nome de uma sobremesa típica de Natal. Não o culpo se não souber que existe, mas é um micro país que fica na cadeia montanhosa dos Pireneus, entre a Espanha e a França. Fica a 3h de ônibus de Barcelona e é um destino de neve barato na Europa. Confira o nosso post sobre Andorra!

Andorra-la-Velha é muito bem enfeitada de Natal, até nos surpreendemos. A rua principal, que em um trecho é a Avenida Meritxell e em outro trecho é a Avenida Príncep Benllouch, é enfeitada de cabo a rabo.

O único problema é que os andorranos dormem antes das galinhas. Isso mesmo, toda uma figura de linguagem adaptada se aplica aqui. Dá 8h da noite e todo mundo já tá no nonagésimo sono. É isso mesmo, produção? Será que é o frio que congela as pessoas e as coloca em estado criogênico?Consequentemente, tudo fecha cedo, inclusive as feirinhas de Natal. Os enfeites na rua ficam ligados, então você pode curtir, de toda forma, até a hora que quiser. Se aguentar o frio, claro.

Visite este site para ver um mapa com todos os pontos onde há enfeites e atrações de Natal em Andorra.

França

Toulouse

Nível de Natal: ★★★★☆

Onde ver os enfeites?

Toulouse, a cidade rosa charmosíssima no Sul da França. Não só é uma cidade linda como também é lindamente enfeitada de Natal! Os melhores pontos estão ao redor do Capitole de Toulouse, a sua “prefeitura”, na Praça do Capitólio, bem no centro.

Aliás, temos um post inteiro sobre o Capitólio de Toulouse, que você pode acessar clicando aqui!

Feira do Capitólio de Toulouse

Há uma feira tradicional na frente do Capitólio de Toulouse. O próprio prédio do Capitólio estava lindamente enfeitado, e, no centro, tinha um Papai Noel inflável, haha!

Jantamos na feira, tinha muita coisa gostosa pra escolher. Compramos também umas luzes de Natal com bolinhas de pano. Mais europeu do que isso, impossível. Podia escolher as cores das bolinhas, então pegamos azul, vermelho e branco, as cores da França (e também as cores da nossa sala!).

Enquanto na frente do Capitólio tem uma feira, atrás tem um vilarejo, com um globo de neve e também uma roda gigante pequenininha em formato de árvore de Natal. Retardadamente, só vimos no dia em que estávamos com pressa e indo embora, então nem tiramos fotos, mas era lindo!

Carcassonne

Nível de Natal: ★★★★★

Onde ver os enfeites?

Sem dúvidas, foi em Carcassonne, na França, que vimos os melhores enfeites de Natal. Nunca ouviu falar em Carcassonne? Ah, não estou falando do jogo de tabuleiro, mas sim da cidade que o originou! Carcassonne é uma cidade que tem uma cidadela murada ao estilo medieval. Quer saber mais? Acesse o nosso post sobre Carcassonne!

Para ver os enfeites de Natal, você verá alguns na Cidadela, é mas no Espace General Bigeard e na Place Carnot que eles brilham!


No Espace General Bigeard, tem um parque de natal. Assim que chegamos lá, ficamos maravilhados com a quantidade de luzes e deu vontade de ir em tudo, mas fomos em apenas três brinquedos, haha! 

Parquinho de Natal de Carcassonne (Le Parc du Père Noël)

Onde: Square André Chénier
Site oficial: http://www.carcassonne.org/manifestations/parc-du-pere-noel

Primeiro, na árvore de natal giratória. Tipo, ela é grande, gira e tem umas bolas de natal. E você entra e senta dentro das bolas. Sim, isso mesmo! Aí tem um botão que você aperta pra subir e descer. Divertidíssimo!

Depois, fomos no carrossel. Era um carrossel normal, na verdade, mas caía bem com o estilo do lugar, todo iluminado. Adoro!

Por fim, subimos na roda gigante. Essa, ao meu ver, é obrigatória, porque, lá de cima, tem-se a oportunidade de ver a imponente cidadela de Carcassonne do alto. Mass!

Feira de Natal de Carcassonne

Onde: Place Carnot

Essa foi a Feira de Natal mais topzera da viagem, sem dúvida alguma! Fica na Place Carnot, ou seja, bem no centro de Carcassonne mesmo (não na cidadela, mas, sim, na cidade “nova”, digo “nova” porque a cidade inteira é velha, mas tem uma parte “menos velha”… bem, vocês entenderam).



Só que teve um porém.. Quando chegamos, estava tudo fechando. Que dó da gente, haha!

Pois bem, ela tem tudo o que as outras também têm: guloseimas, gordices e artesanato local. Mas ela é a mais colorida, mais bonita, mais enfeitada, e com um plus: tinha um palco, onde rolavam shows, e uma grande pista de patinação na sua frente. Infelizmente, o palco sendo fechado e a pista já não mais aberta, que pena!

Mesmo assim, pudemos tirar algumas fotos e isso já valeu a ida..

Paris

Nível de Natal: ★★★☆☆

Onde ver enfeites de Natal?

Em todo lugar. Paris é muito bem enfeitadinha de Natal e por todo canto você vai ver enfeites bacanudos. No entanto, alguns pontos são os mais relevantes, e vamos citá-los a seguir.

O grande problema de Paris no Natal é que, por mais glamurosa e rainha do funk que ela seja, e ela é, parece que todos os europeus e também os chineses resolveram se concentrar ali, e estava tudo MUITO LOTADO, ao ponto de que, mesmo o mercado de natal da Torre Eiffel, por exemplo, sendo lindo de morrer com a Torre chiquerérrima ao fundo, não dava pra tirar foto decente. Estava cheio ao nível de claustrofobia.

Importante mencionar, também, que a maioria dos mercados de Natal ocorrem antes do Natal, programe-se! Nós chegamos precisamente no dia 24 de dezembro, e muitos já não estavam mais montados, como o da Catedral de Notre-Dame.

Feira de Natal da Torre Eiffel

Onde: Champs de Mars

Logo na Champs de Mars, em frente a Torre Eiffel, dá pra encontrar um Mercado de Natal. O grande destaque desse mercado é justamente ter a Torre Eiffel ao fundo. Dá uma charme único!

É uma feira como todas as outras, e com um bônus de ter uma pequena pista de patinação que é até barata, você paga um valor e pode ficar o quanto quiser, até a feira fechar. Enquanto patina, observa a torre. Se ela começar a brilhar loucamente, vai ser ainda mais mágico!

Galerias Lafayette

Site oficial: https://galerieslafayette.com

Um outro ponto que a gente curtiu bastante foi as Galerias Lafayette.

Para quem não sabe, é um shopping de rico, mas não tó falando da classe alta da high society não, tô falando da galera podre de rica, tão pôdi de rica que está disposta a gastar 5 mil euros em uma borsinha. E não falo isso com desdém pela burguesia fedida de Cazuza, até porque também eu sou um burguês safado que tem a oportunidade de viajar pra Europa, mas, sim, com uma certa inveja. Passamos lá para comprar presentes de natal para a família para só olhar mesmo, pois era o que nos restava, haha! O poder de compra deixávamos para os infinitos chineses que ali transitavam. Tenho uma teoria. Na verdade é uma teoria de uns amigos, mas eu estou me apropriando dela, até porque eu sou safado. Os chineses vão nas Lafayette para comprar os produtos originais, para que sirvam de molde para fabricar os piratex, e daí enriquecem mais do que os vendedores originais. Será?

Pois bem, as Galerias Lafayette são bem enfeitadas de Natal tanto dentro quanto fora. Do lado de fora, você pode encontrar uns painéis animados com artes de miniaturas. Não me refiro a painéis de LED, e, sim, com estruturas físicas que mexem. Bonitinho!

Por dentro, no ano em que fomos, 2017, tava rolando uma super árvore de natal feita de doces. Só de olhar há chances de o nível de glicose no sangue aumentar, isso se não ficar com diarreia. então todo cuidado é pouco. Bonitona! C’est très chic, bebê!

Disneyland Paris

Sim, sim, sim! A Disney é um sonho para muitos, e há de encantar até o indivíduo com o coração mais de pedra do mundo. Pouca gente se dá conta de que tem uma Disney em Paris, e que ela deve em quase nada ao Magic Kingdom de Orlando. Na verdade, eu diria que é até melhor, porque é menor e você não tem que andar tanto (apesar de que o celular registrou 30km andados nesse dia, então, reflitam).

Sendo preciso, a Disney Paris, apesar do nome, fica na cidade Marne-la-Vallée, mas, para o turista, tudo ali em volta de Paris é Paris e pronto. Dá pra chegar de metrô e são dois parques: o Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park. Dá pra visitar os dois no mesmo dia.

Fica aberta todos os dias do ano, mesmo em feriados. Tanto que nós fomos no dia do Natal mesmo, 25 de dezembro. E é um dos dias mais cheios do ano! Sim, nos lascamos muito, ficamos a maior parte do tempo em filas, mas usamos e abusamos do fast pass e conseguimos ir em praticamente todas as atrações que queríamos. Liliam, que ainda não tinha visitado uma Disney, se apaixonou, chorou no espetáculo ao final do dia, e agora quer visitar todas as Disneys existentes, haha!

Os enfeites de Natal são incríveis lá dentro, como você pode observar pelas fotos. De noite, fica ainda mais belo. Durante o dia, você pode curtir as passeatas de Natal com os personagens icônicos da Disney desfilando em carros alegóricos. Tudo de bom!

Recomendamos.

Palácio de Versalhes

OK, eu sei que o Palácio de Versalhes não é em Paris, mas, sim, em… Versalhes! Contudo, como eu disse, para o turista, é tudo a mesma coisa.

E gostamos da decoração de Natal em um lugar tão lindo. Tem uma árvore de Natal grande na sala das estátuas. Na verdade, a única decoração de Natal que vimos, mas que já valeu por tudo.

Gostaram de nosso post? Ficamos super felizes se tivermos ajudado. Qualquer coisa, deixem um comentário com alguma dúvida e teremos o prazer em respondê-la.