Conhecemos Monte Verde, no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, em um carnaval. Visitamos a cidade, fizemos passeio de quadriciclo na Fazenda Radical e comemos bastante!

Monte Verde: A tal da Suíça Mineira, sô!

Uma linda cidade que é a suíça mineira, passeios radicais e belas paisagens da Serra da Mantiqueira. Assim é Monte Verde, uma pitoresca cidade serrana no sul de Minas, próxima de Campinas, São Paulo, boa pra curtir um friozinho, comer pra caramba e gastar as calorias em trilhas!

Ao meu ver, é uma boa opção de cidade romântica caso você já conheça Campos do Jordão, ou esteja procurando por um lugar mais tranquilo do que a cidade serrana paulista. As duas cidades são muito parecidas e as atrações sobre o que fazer também são compatíveis. Monte Verde, que é um distrito da cidade de Camanducaia, é mais simples, mais tranquila, gastronomicamente mais rica e, também, mais barata. Aproveite que a cidade está na Serra da Mantiqueira, encha o bucho em absolutamente qualquer restaurante que encontrar, e volte rolando! Por que não?

Ficamos lá 2 dias e meio e esse é nosso roteiro.

Acima, temos um vídeo sobre Monte Verde. Ele fala sobre basicamente as mesmas coisas que tem nesse post, só que de maneira bem resumida, e com muitas filmagens que fizemos na cidade! São só 7 minutos, mas que passam rápido, eu prometo! Assista!

A viagem foi feita em Março de 2019.

Índice de Viagem em Monte Verde

Este post tem o seguinte conteúdo:

Dicas de Viagem a Monte Verde

Onde se hospedar em Monte Verde?

Depende do que você quer. Existem pousadas mais afastadas do centro, mas com todo o luxo para dar aquela boa descansada; e existem pousadas mais próximas do centro, que permitem conhecer bem a cidade. Portanto, depende de que tipo de viagem você quer fazer, do seu estilo de viagem e, óbvio, da tua grana!

Portinhola do nosso chalé. Adorável!
Tinha uma mesinha do lado de fora pra curtir!

Nós ficamos no condomínio Chalé dos Alpes, que é intermediária. Nem tão longe e nem tão próxima do centro, e bem confortável. Compatível com o escorpião que tem no meu bolso. Quer dizer, só tem o escorpião mesmo, o dinheiro sumiu.

O corredor, com os vários chalezinhos! No final, é uma lixeira. Até ela é bonita.
Distância para cidades de um outro continente.

Se quiser procurar por outras hospedagens, utilize o mapa abaixo:

Booking.com
Quanto tempo ficar?

Embora tenhamos ficado 2 dias, penso que 3 dias sejam o ideal para aproveitar bem. Mas, se quiser descansar, pode ficar ainda mais.

Como ir ou como chegar em Monte Verde?

Recomendamos ir de carro. Apesar de Monte Verde estar em Minas Gerais, fica bem na divisa com São Paulo, então é mais próximo da capital paulista do que de Belo Horizonte. Aliás, fica longe pra caramba da capital mineira!

Assim, se mora em São Paulo ou Campinas, então basta pegar a estrada. Do contrário, recomendo pegar um vôo para Campinas ou Guarulhos e alugar um carro.

Para reserva de carros, recomendamos muito o Rentcars, pois tem os melhores preços e ainda dá pra dividir até 12x sem juros nos cartões Visa e Mastercard. Ou seja, boa pedida! Utilize o painel abaixo para fazer a sua busca ou então clique aqui.

São 2h30min até Monte Verde.

Quando ir a Monte Verde?

Monte Verde pode ser visitada o ano todo, mas cada estação é bem delimitada e tem seu charme. Todavia, é importante mencionar que entre outubro e março as chuvas são comuns na região, e que muitos passeios envolvem a natureza. Nós fomos em fevereiro, no feriado de Carnaval, e pegamos chuva todos os dias, mas foi bom!

Roteiro de Viagem a Monte Verde

Dia #0

Pórtico da Cidade de Monte Verde

No dia 0, chegamos de tarde, e passamos no Pórtico da Cidade.

O portal da cidade.
Monte Verde te saúda!

Há, na entrada, um avião, já que na cidade há o aeroporto mais alto do país, e também um maquinário a vapor. Bem interessante!

Cadê zazá?
Maquinário a vapor.

Condomínio Chalé dos Alpes

Fomos para a nossa pousada, no Condomínio Chalé dos Alpes, um chalezinho em um lugar bem confortável e agradável! Monte Verde é um bom lugar pra descansar! Visitamos a cidade no carnaval justo para fugir da folia, nós queríamos tranquilidade.

Jantar: Restaurante Galinha da Roça

Jantamos um excelente fondue no Restaurante Galinha da Roça. Muito bom e totalmente compatível com o friozinho que estava fazendo! Além disso, era uma dos poucos restaurantes que não estava lotado. Sem fila de espera, pudemos comer logo! Teve fondue de queijo, de carne (na chapa, que é do jeito que gostamos) e, também, de chocolate. Tuuudo de bom!

Comemos até passar mal (literalmente).

Dia #1

Quadriciclo na Fazenda Radical

Valor: R$100 por pessoa

No dia 1, acordamos cedo e fomos para o centro da cidade. Reservamos com antecedência um passeio de quadriciclo com a JC Passeios, e fomos ao ponto de encontro. Para saber como fazer as reservas, acesse o site da Fazenda Radical.

De lá, dirigimos para a Fazenda Radical, e fizemos o famoso passeio de quadriciclo. Pura adrenalina! Primeiro você tem um pequeno treinamento em uma área fechada pra entender como dirige esse possante, que não é algo muito complicado, diga-se de passagem. Daí segue-se por uma trilha de terra, com bastante lama, subida, descida e paisagens típicas de montanha. Muita araucária!

Muito bom o passeio de quadriciclo!
Uma visão traseira.

Pessoalmente, gostei muito e acho algo imperdível para se fazer em Monte Verde, principalmente se não tiver feito em outro lugar, como Campos do Jordão!

Dica: Na Fazenda Radical também tem opção de fazer duas mega tirolesas, de 500m cada, e também arvorismo.

Escola de Falcoaria

Preço: gratuito, mas uma doação é sempre boa!

Há a escola de falcoaria, onde se aprende sobre as aves, muitas delas resgatadas, muito bem tratadas, sendo que algumas, inclusive, serão reintroduzidas na natureza quando curadas.

Eu e o Falcão.
Liliam divando ao lado do falcão.

Confesso que quando cheguei lá fiquei meio cético, pensando que os animais talvez estivessem sendo destratados, mas não, muitíssimo pelo contrário. Eles estavam é com dificuldade de encontrar pessoas e recursos financeiros para cuidar dos animais que estavam com algum problema. Portanto, recomendo muito a visita!

Linda coruja. Edwiges, é você?
Esses olhos!!

Almoço: Restaurante O Caipira

Passamos no restaurante O Caipira, de comida típica mineira, que não pode ser menos do que deliciosa! Bacana também é que músicas o restaurante conta com músicas típicas e muita animação. Ô trem bão!

O restaurante é bonito.
A comida é pra lá de maravilhosa!

Avenida Monte Verde

Aí o objetivo foi seguir pela rua principal, a Av. Monte Verde, e conhecer o centro da cidade.

Bastante lugar fotogênico!
Esse cantinho da Avenida Monte Verde é lindo!

Basicamente o passeio consiste em andar pela rua, apreciar a arquitetura germânica e entrar dentro das galerias, que contém várias lojinhas e pontos para tirar fotos. A ideia era, a pé, ir até o final da rua e depois voltar. É isso aí, é pra gastar a sola do sapato para conhecer a cidade, até porque estacionamento lá é difícil!

Ali eles vendem azeites!
Esse restaurante tava lotado o tempo todo!

Shopping Celeiro

A mais icônicas das galerias é o Shopping Celeiro. Tem lanches, bebidas, roupas, chocolates, tudo de bom! No fundo tem uma florestinha com esquilos, mas não chegamos a ver nenhum.

Casinhas coloridas no Shopping Celeiro.
Liliam fazendo compras!

Fábrica de Chocolates Artesanais Gressoney

Então visitamos a Fábrica de Chocolates Artesanais Gressoney, de 1978, a mais antiga de Monte Verde. Dá vontade de sair comprando tudo, quem não ama chocolate?

A fábrica de Chocolates. Noobamos e não tiramos foto dentro, mas, no vídeo, mostramos! Acesse lá!

Monte Verde estava nos impressionando. O céu, que passou o dia inteiro cinza, começou a abrir. Foi quando uma marchinha de carnaval surgiu do nada e animou a nossa tarde!

Na marchinha!
Marchinha de cachorro!

Praça da Árvore

Demos uma passada na Praça da Árvore, onde há a Igreja Batista e um coreto bonitinho.

A igrejinha.

Partimos para o Aeroporto de Monte Verde, que é o mais alto do país. Ele é bem simples e sua pista é de terra mesmo, mas tivemos a sorte de ver um avião das antigas decolar com um senhorzinho que ensinava o neto a voar! Lá também tem uns grafites bacanas e boa vista da cidade.

Jantar: Restaurante Café Bistrô

Se no almoço o objetivo foi curtir aquele sertanejão, a noite era dia de rock bebê! Por isso, fomos no Café Bistrô, onde a banda A Trama estava apresentando ao vivo, enquanto pegamos pratos de carne deliciosos!

Wingardium leviosa!
A batata mais maravilhosa que já comemos NA VIDA.

Dia #2

Trilha do Pinheiro Velho

No outro dia, curtimos mais um pouco nossa pousada, e fomos fazer a trilha do Pinheiro Velho. É uma trilha um tanto fechada em meio à mata atlântica, e também bem sinalizada, de modo que precisa se esforçar um pouco para se perder!

Caminhando pela trilha.
Achamos essa árvore curiosa.

Logo se chega no tal do pinheiro velho, que é grande e bonito mesmo!

O pinheiro velho! Ele é alto…
… e grosso!

Mirante do Green Mountains Hotel

Era hora de ir embora de Monte Verde! Que triste! Mas não sem antes passar no Green Mountains Hotel, onde eles têm (ou pelo menos tinham, quando visitamos), de graça, um mirante para visitar!

As escadas pra subir no mirante.
Ainda havia algumas hortênsias por lá.

Com alguns poucos degraus, se tem uma vista de 95km de distância das montanhas, com uma bela floresta de araucárias ao lado. Incrível!

A visão é infinita!
Lindíssimo o mirante!

Almoço: Fazenda Rancho Mineiro

Almoçamos comida mineira na Fazenda Rancho Mineiro. A propósito, é do mesmo dono do O Caipira, e os pratos são os mesmos. Também tem música típica. Maravilha!

Casinha bonitinha!
Por dentro também é legal!

Apiário Flores da Serra

Terminamos o passeio no Apiário Flores da Serra, onde aprendemos sobre a produção de mel campestre. Um casal de senhores extremamente simpático nos atendeu e mostrou sobre a produção de mel. Sério, os dois eram tão, mas tão simpáticos que eu me senti uma pessoa extremamente nojenta (não que eu não seja, se fato, risos).

Abelhas, abelhas!

Eles explicaram que constroem “colmeias” artificiais de madeira e que as abelhas, que polinizam as flores da região mesmo, entram nas colmeias e produzem o mel. Bem legal!

Flores do lugar mesmo são polinizadas.
O mel! É uma delícia.